Aproveitando a viagem para Amsterdam, e a
vontade de tomar cerveja, de conhecer outra Hard Rock Café e de andar em um
trem de alta velocidade, decidi que iriamos à Bruxelas no esquema de bate-volta.
O Ricardo Freire do blog Viaje Na Viagem indica fazer um bate-volta se o
destino ficar a menos de 2h de viagem. Como a viagem de trem de alta velocidade
era de 1h45min então estávamos bem. Foi no Viaje na Viagem que descobri
também que era possível comprar passagens por €29, comprando no site da própria
companhia que opera o trem a Thalys. Esse preço promocional das
passagens costuma ser vendido com antecedência de 90 a 60 dias da data da
viagem. Sendo assim logo depois de termos definido nosso roteiro, acessamos o
site da Thalys e compramos nossas passagens, para um domingo, em maio de 2016, às 7h da manhã em Amsterdam na Amsterdam Centraal.
 |
| Trem de Alta Velocidade |
O trem partia as 7h17 da estação
Amsterdam Centraal, chegamos na estação com 30 minutos de antecedência assim conseguimos identificar a plataforma com tranquilidade e comprarmos nossos cafés na Starbucks Coffee que tem dentro da própria estação. O trem
que pegamos tinha como destino final a estação Lille Europe na França, fazendo
paradas no Aeroporto Schiphol, Roterdam, Antuérpia e Bruxelles-Midi, que era
nosso destino.
As passagens compradas ficavam na classe Confort 2, a segunda classe do trem,
porem não foi nenhum problema para viajar, para quem esta acostumado com o
aperto da classe econômica dos aviões o espaço e o conforto oferecidos no trem
eram muito melhores que um avião.
 |
| Interior do nosso vagão |
O trem possui lanchonete no vagão central,
não posso opinar, pois não fui até lá. A viagem foi extremamente agradável, apesar de todas as paradas, o tempo de viagem passou muito rápido. Era muito agradável
ficar olhando a paisagem passando pela janela e logo desaparecendo. Nem parecia
que levou quase duas para chegarmos, mas talvez a minha empolgação de andar em
um trem deste tipo, pela primeira vez, me impedia de ver o tempo passar e apenas
aproveitar esse tempo com alegria. E então, por volta das 9h da manha o trem parava
na estação Bruxelles-midi.
 |
| Thalys |
 |
| Bruxelles-Midi |
Somos direto para a estação de metro/tram
Gare du Midi que fica no mesmo complexo, apenas uns 5 minutos de caminhada. Chegamos
ao guichê e compramos a passagem de 24h, os preços podem ser vistos aqui. Pegamos
o tram n° 3 com destino a Esplanade e descemos na estação Bourse, que fica muito próxima
a Grand-Place.
 |
| Tram nº 03 |
 |
| Bource: Bolsa de Valores |
 |
| Grand-Place |
Chegando à Grand-Place, que é Patrimônio
da Humanidade desde 1998, fomos até o Visitor Center e compramos ingressos para visita
guiada ao Hôtel de Ville (City Hall), logo às 10h, e enquanto esperávamos ficamos apreciando a beleza da Grand-Place e fomos ao Hard Rock Cafe Brussels comprar pins e camisetas. Logo depois voltamos para
fazer a visita guiada que foi muito interessante, com diversos fatos sobre a
história do local e da cidade.
Finalizada a visita fomos até a Maison Dandoy para nos deleitarmos com Brussels Waffle e Liege
Waffle, sendo este muito melhor que aquele. Depois de abastecidos fomos caminhando e
nos perdendo por Bruxelas, passamos pelo Manneken Pis, que não estava com nenhuma
roupa especial na ocasião, pela Igreja Notre-Dame de la Chapelle, pelo
Saint-Jacques sur Coudenberg, pelo Palais de Bruxelles e pelo Park de
Bruxelles, os dois últimos estavam tendo eventos, então não conseguíamos chegar
muito perto do palácio nem andar tranquilamente pelo parque.
 |
| Manneken Pis |
 |
| Ruínas da Tour de Villers |
 |
| Saint-Jacques sur Coudenberg |
 |
| Royal Palace?!? |
 |
| Jardin du Mond des Arts |
Almoçamos na Grand-Place, passamos na
Boutique Tintin e na loja dos Smurfs para comprar lembranças e só depois é que tentamos
ir até o Porte de Hall, mas infelizmente não percebemos o horário e a visita
pelo interior da fortificação já estava encerrada então só vimos por fora mesmo.
 |
| Porte de Hall: Portão de entrada na Bruxelas Medieval |
Já estamos bem cansados do dia corrido de
sol, então passamos o resto do tempo tomando cerveja até a hora de pegar o trem
de volta para Amsterdam. Saímos as 21h50 de Bruxelas e as 23h40 chegamos na
estação Centraal de Amsterdam cansados, mas felizes pelo dia que tivemos em Bruxelas.
Vimos bastante coisa, mas não tudo que tínhamos planejado, até porque era muita
coisa e um passeio bate-volta tem suas limitações. Foi um dia produtivo que
serviu para termos uma noção de Bruxelas e a certeza que voltaremos em breve
para vermos o restante das atrações. Além é claro de andar pela primeira vez em
um trem de alta velocidade, o que foi simplesmente espetacular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário